Relaxamento, calma, sensação de paz, acolhimento e tranquilidade.
O que essas palavras significam para você?
Pois é, todos esses sentimentos estão cada vez mais valorizados, sobretudo após a passagem pela pandemia e o atual cenário de instabilidade política e social.
Mas, claro, sempre podemos recorrer a refúgios e respiros e encontrar, mesmo em meio a um dia a dia de tensões, aqueles momentos de conforto emocional.
É exatamente essa a proposta do Design Biofílico, tendência mais presente do que nunca na Arquitetura, visa proporcionar, por meio da integração com a natureza, emoções positivas e confortáveis.
Comprovação de bem estar
De acordo com um relatório da Human Spaces no Impacto Global do Design Biofílico, todas essas propriedades são confirmadas.
Além disso, o contato com materiais naturais como pedra, madeira, bambu e vegetação estimulam a criatividade, despertam a produtividade e contribuem até mesmo com a recuperação de pacientes, pois auxiliam no controle da pressão arterial e do ritmo cardíaco.
Bem, já deu para perceber que os benefícios são inúmeros, certo?
E o melhor, a Biofilia, termo grego que significa “amor às coisas vivas” pode ser inserida na decoração de residências, de empresas e até de hospitais.
E se você ainda tem dúvida se adere ou não ao jardim vertical e ao paisagismo tropical no seu espaço, confira algumas imagens que trarão a certeza e segurança que você precisa para essa tomada de decisão:
Ambientes residenciais
Ambientes corporativos
Mais referências
Viu só, um visual mais inspirador do que o outro, concorda?
Ah, você consegue saber um pouco mais sobre o assunto lá no Instagram da RDP Arquitetura e Interiores, nesse post.
E se quiser mais um argumento, dá só uma olhada nessa reportagem veiculada pela EPTV Campinas sobre o tema, veja aqui.
E então, agora que já leu diversas informações sobre o Design Biofílico, me diga:
Sentiu que suas ideias foram arejadas?
Se respondeu que sim, já imaginou o que ele será capaz de fazer por você quando estiver aí, do seu ladinho e ao alcance dos seus olhos e mãos?
E fica aqui a minha última dica de hoje: converse comigo e vamos VERDE perto o seu projeto!