Gente, se tem uma coisa que costuma gerar muitas dúvidas na cabeça de quem está pensando em construir ou reformar é: A necessidade de um Projeto Arquitetônico.

Há quem imagine que não precisa de um, já que o desenho está todo montado na cabeça. Há quem pense que é muito caro. E há quem acredite que apenas grandes edificações precisam de um projeto arquitetônico.

Mas a verdade é bem simples, viu pessoal:

Um Projeto Arquitetônico é fundamental para qualquer construção.

SEJA ELA RESIDENCIAL OU COMERCIAL, DE PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE PORTE.

Ah, Regiane, mas já desenhei a planta da minha casa, não preciso de um arquiteto“.

Ok, mas aí eu te pergunto:

  • Seu planejamento considera todas as questões técnicas?
  • O que você idealizou é algo viável na prática?
  • Fez análises relativas à condição solar do terreno, ao uso e ocupação legal do solo e ao melhor aproveitamento estrutural?

E olha que mencionei algumas especificações, hein. Há muito mais critérios a serem levados em consideração no planejamento de uma residência ou de uma empresa!

Ao contratar o serviço de um profissional de Arquitetura você terá segurança em relação a essas questões técnicas, sem falar que:

  • Irá evitar desperdício de materiais, uma vez que o planejamento deste profissional contempla todas as variáveis e visa sempre o melhor custo-benefício.
  • Irá prevenir atrasos na entrega na obra, já que um Arquiteto terá total controle e atuará procurando mitigar os imprevistos e, quando isso não for possível, terá sempre as melhores e mais viáveis soluções para contornar a situação.
  • Irá diminuir os riscos aos profissionais envolvidos na obra, pois buscará seguir todas as leis e diretrizes estabelecidas.

E de quebra poderá ainda:

  • Obter maior economia com energia elétrica, tendo em vista que uma boa orientação solar será determinante para reduzir o uso de climatizadores, tais como ar-condicionado.
  • Ganhar mais conforto e bem-estar, já que o Arquiteto poderá identificar possíveis fontes de ruídos e barulhos externos, como rodovias, escolas e bares nas redondezas, e encontrar soluções de barreira, como é o caso de muros vegetais, paredes mais grossas, revestimentos com materiais pouco absorventes e melhor posicionamento de portas e janelas.

Uau, quantos benefícios, não é mesmo?

Mas claro, citei apenas alguns mais básicos, ou este artigo de blog ficaria extenso demais.

Se você se interessou por este assunto e ficou com curiosidade para saber mais detalhes sobre as vantagens que um Projeto Arquitetônico pode te oferecer, fale comigo!

Para isso você pode:

  • Deixar um comentário nesse post.

Garanto que vai se surpreender com tudo o que tenho para te apresentar, viu?!

Um beijo e até o próximo post!

Vamos conversar?